• Sobrevivi, e agora? #1 - Será o fim ou apenas um recomeço?

    Nesta série escreveremos sobre vários aspectos deste tipo de aventura, o temível APOCALIPSE, explorando suas possibilidades em vários aspectos diferentes.
    Cada post da série falará sobre um assunto dentro do tema e seguiremos até que eles se esgotem ou cansemos do assunto.

  • Armas, digo, “quase” armas

    Toda arma causa dano, mas nem tudo que causa dano é uma arma, partindo deste principio esse post se dedica a armas improvisadas, objetos pegos ao acaso durante o combate e a armas quebradas, em decomposição ou baratas demais.

  • Interpretando Gênios

    Interpretar uma inteligência abaixo da sua é fácil e geralmente também muito engraçado, mas quando a IQ do personagem supera a sua eis que surge o verdadeiro desafio.
    Como pensaria um ser de inteligência superior a sua?

  • Um Dia Triste - Quando um Personagem Morre

    Não é de hoje que a morte de um personagem é tratada como algo ignorável nas mesas de RPG.
    Vejamos as consequências da morte de um personagem e as reações que ela pode causar nos companheiros do herói que se foi.

  • GURPS Medieval Fantasia Existe

    GURPS é famoso por seus muitos livros e regras, que possibilitam uma variedade imensa de campanhas, desde viagens interplanetárias a policiais magos contra vilões alienígenas.
    E por que não, o famoso Medieval Fantasia?

  • Desvantagens - A alma do seu personagem

    Não é de hoje que os jogadores utilizam as desvantagens para ganhar mais pontos na ficha ou até procuram desvantagens que parecem “vantajosas” pra seu personagem.
    Vou tentar explicar como escolher-las e como utilizá-las.

-A+Asábado, 10 de dezembro de 2011

Avatar

Campanhas de Terror




Campanhas de terror, afinal quem não gosta de um sustinho ^^.

Bom na minha opinião é o tipo de campanha mais difícil de se narrar, pos toda a aventura dependerá 90% dos jogadores, claro que o mestre tem que se esforçar também com descrições bem detalhadas etc. Mas enfim vamos a algumas dicas para a aventura ser um pouco mais aterrorizante.





Primeira dica:
-- Ambientação --

-Será muito bem vindo se você puder abandonar o local que sempre joga , vá para uma praça ao entardecer, para um sitio de um tio ou outro local que estiver disponível.

[haaa, mais eu não posso ir a nenhum desses lugares para jogar]

-Se não puder jogar em algum lugar como estes procure inovar, porque não uma narração de terror com somente a luz de um lampião ou velas para iluminar todo o jogo?

-Isso fica a seu critério porém torna o jogo bem mais assustador.

-Também é legal colocar uma musica apropriada, pense em quantos filmes de terror tem
trilhas sonoras sensacionais ,e afinal um black sabbath é sempre bem vindo não é ?

Segunda dica:
--Pressão--

Em uma campanha de terror prazos curtos são essenciais.
- Vidas de pessoas dependendo de uma decisão
ou a sua própria vida ashuashauh, isso torna o jogo mais aterrorizante e da uma certa adrenalina ao jogador.
-Faça com que decisões mesmo que pequenas dos Pjs tenham grande importância.

Terceira dica:
--Solidão--

-É muito muito fácil chamar a policia, a marinha ,aeronáutica, exército, o bope, deus, o diabo, Thor, Batman, sua avó, mamãe socorro, qualquer um pra te salvar (do exército pra lah não é fácil não kkk).
Seria muito mais assustador não ter ninguém com quem contar, nos próprios filmes de terror nunca, absolutamente nunca há um celular funcionando e por que? porque eles tem que resolver tudo sozinho.
-Faça com que não tenham ninguém com quem contar literalmente.

Quarta dica:
--Pegadinhas-- [haha ! pegadinha do malandro]

Como é de lei em filmes de terror as famosas pegadinhas em que muitas vezes o herói acha que matou o vilão e ele se levanta e corre atrás do herói, ou então quando ele acha que escapou descobre que tudo só está começando, ou usando o gancho do celular não funcionar que tal ele ver que o celular está funcionando.

[ hooo mais que surpresa o celular funciona, vou pedir uma pizza]

Na hora que ele for ligar uma voz muito sinistra e tenebrosa fala para ele: Morteeeeee.
-Outra boa pegadinha é de ao jogador os equipamentos que ele precisa.

Ex:
PJ 1 :Olha um carro finalmente poderemos sair deste inferno [suspiro aliviado]
PJ 2 : Vamos logo !!
PJ 1 : Essa não está faltando a chave
Mestre: Pj 2 você se lembra de ter visto uma chave no pescoço do assassino.
PJ 2: Eu vi uma chave no pescoço do assassino
PJ 1: Essa não.
kkkkkkkkkkkkkkkk : Mestre gargalhando.

Bom é divertido podem admitir.

Quinta dica:
--Nada da certo, Absolutamente nada--

-Isso faz com que os PJs fiquem triste e queiram desistir e morrer ^^, é claro que tem limite, afinal os mocinhos que vencem no final então equilibre as coisas.

Sétima dica:
--Descrições detalhadas--

Numa campanha de terror quanto mais descrições melhor não se fala apareceu um monstro , se fala:

''Eis que surge uma criatura grotesca em forma humanóide, porém com rosto putrefo, vermes andando em sua carne ou no resto que lhe sobrou, seu rosto parece algum dia já ter sido de algum humano mas agora aparenta ter sido fatiado por navalhas, e o pior de tudo seu cheiro de carne podre te da náuseas e você quase vomita.''  (e ainda está simples, tinha que ser mais detalhado).

Oitava dica:
--Colaboração dos jogadores--

No terror é essencial a colaboração dos jogadores, não da para fazer uma campanha de terror com piadinhas toda hora, gargalhadas etc.
- Peça a eles antes que joguem com seriedade se seguirem suas instruções terão uma ótima aventura caso contrário só terão uma tarde perdida.

Nona dica:
--Encurralados--

É muito mais difícil ter um clima de terror jogando em uma grande cidade como Rio de janeiro, São paulo etc , como é de praxe nos filmes o terror sempre acontece numa pequena cidadezinha no interior, ou então num templo. -Isso facilita muito o terror.
-Sempre os deixe em lugares pequenos.


Décima dica:
--Terror psicológico--

Colocar um monstro muito feio na frente do jogador [háa!! isso é terror].

Na verdade nem sempre até porque os PJs matam monstros feios toda hora em aventuras medievais e etc, claro que em algumas situações até vai mais na maioria não funciona.
A dica é fazer com que eles não saibam oque lhe estão atacando afinal nós humanos não temos medo do desconhecido? Então...

-Faça com que npc's desapareçam sem que eles saibam como, faça com que eles falem com fantasmas, que o fantasma lhe ofereça uma xícara de café e uns biscoitos e comecem a conversar até que o fantasma diz eu morri em 1782 e ai os pjs ''Oqueee ??? '' e quando olha não tem mais nada la e a xícara e os biscoitos que ele está segurando estão podres e cheios de bichos.

-Encurrale-os numa casa com uma criatura do lado de fora tentando entrar e que eles fiquem desesperados reforçando baricatas.

-E que o inimigo seja lento porém nunca para de vir e quer te matar ( isso é tipico dos filmes de terror) aquele velho com o machado vindo pacientemente para te mata.

-Não tenha medo de retirar dedos de seus personagem ou feri-los, nada que os mate mas que os assuste.

-Mate NPC's na frente deles.

-Aterrorize-os de todas as formas possíveis, ameaçando as famílias dos personagens pessoas que eles gostem e novamente não tenha medo de mata-los ou arrancar dedos dos familiares do personagem e sempre o personagem tem a chance de salva-los, só que sempre falha.

Bom estas foram algumas dicas de como fazer uma campanha de terror dar certo, espero que tenha ajudado.=D

Bom jogo.