• Sobrevivi, e agora? #1 - Será o fim ou apenas um recomeço?

    Nesta série escreveremos sobre vários aspectos deste tipo de aventura, o temível APOCALIPSE, explorando suas possibilidades em vários aspectos diferentes.
    Cada post da série falará sobre um assunto dentro do tema e seguiremos até que eles se esgotem ou cansemos do assunto.

  • Armas, digo, “quase” armas

    Toda arma causa dano, mas nem tudo que causa dano é uma arma, partindo deste principio esse post se dedica a armas improvisadas, objetos pegos ao acaso durante o combate e a armas quebradas, em decomposição ou baratas demais.

  • Interpretando Gênios

    Interpretar uma inteligência abaixo da sua é fácil e geralmente também muito engraçado, mas quando a IQ do personagem supera a sua eis que surge o verdadeiro desafio.
    Como pensaria um ser de inteligência superior a sua?

  • Um Dia Triste - Quando um Personagem Morre

    Não é de hoje que a morte de um personagem é tratada como algo ignorável nas mesas de RPG.
    Vejamos as consequências da morte de um personagem e as reações que ela pode causar nos companheiros do herói que se foi.

  • GURPS Medieval Fantasia Existe

    GURPS é famoso por seus muitos livros e regras, que possibilitam uma variedade imensa de campanhas, desde viagens interplanetárias a policiais magos contra vilões alienígenas.
    E por que não, o famoso Medieval Fantasia?

  • Desvantagens - A alma do seu personagem

    Não é de hoje que os jogadores utilizam as desvantagens para ganhar mais pontos na ficha ou até procuram desvantagens que parecem “vantajosas” pra seu personagem.
    Vou tentar explicar como escolher-las e como utilizá-las.

-A+Asexta-feira, 6 de janeiro de 2012

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GURPS 3e - Adestrando o Sistema “Monstro” #2



Continuando o Post da Parte 1






A Ficha



1-      Atributos (p. 13):
ST – Representa a força física do personagem, é onde se baseia seu dano.
DX – É a destreza do personagem, qualquer coisa que exija habilidade manual ou física.
IQ – Representa a inteligência e o raciocínio do personagem.
HT – É a vitalidade e resistência física do personagem, é onde se baseia seus PVs (pontos de vida).

Custos em pontos:

Atributo           Custo
    8                      -15
    9                      -10
    10                      0
    11                     10
    12                     20
    13                     30
    14                     45
    15                     60
    16                     80
    17                     100
    18                     125

Pontos de Vida – É a quantidade de dano que seu personagem pode receber. (é igual a HT).

Fadiga – É a resistência do personagem, o que define quanto ele poder fazer antes de se cansar (no caso de um Mago, a energia de suas magias é tirada da Fadiga) (igual ST).

Danos Básico (p.74):

É o dano padrão do personagem baseado em sua ST.

Dano Básico Provocado pelas Armas
Força do Atacante..........................Golpe de Ponta............................................Balanço
     (lança, punho, etc.)                       (espada, clava, etc.)
4 ou menos..............................................0...............................................................0
5............................................................1D-5......................................................1D-5
6............................................................1D-4......................................................1D-4
7............................................................1D-3......................................................1D-3
8............................................................1D-3......................................................1D-2
9............................................................1D-2..................................................... 1D-1
10..........................................................1D-2..................................................... 1D
11..........................................................1D-1..................................................... 1D+1
12..........................................................1D-1..................................................... 1D+2
13........................................................... 1D........................................................2D-1
14........................................................... 1D....................................................... 2D
15......................................................... 1D+1..................................................... 2D+1
16......................................................... 1D+1..................................................... 2D+2
17......................................................... 1D+2......................................................3D-1
18......................................................... 1D+2..................................................... 3D
19..........................................................2D-1...................................................... 3D+1
20..........................................................2D-1...................................................... 3D+2
... e assim por diante, sendo óbvia a progressão.


– Movimento:

Velocidade Básica – HT + DX /4 (HT somado a DX, resultado dividido por 4. Resultado em Metros)
Define a sua velocidade geral, é o fator que determina a ordem dos turnos.

Deslocamento – Igual Velocidade Básica – Carga (Velocidade menos o nível da carga, arredondado para baixo).

Carga Básica: Modificador de Deslocamento de acordo com o peso que o personagem carrega.

Nenhuma – ST
Leve (-1 delocamento) – 2xST
Média (-2 deslocamento) – 3xST
Pesada (-3 deslocamento) – 5xST
Muito Pesada (-4 deslocamento) – 10xST

Defesa Passiva (p.99):

Bônus de defesa permanente dado pela armadura ou escudo (DP). O bônus é somado em todas as suas defesas ativas.

3 – Defesas Ativas (p.79, 98):

Defesas que podem ser escolhidas na sua jogada de Defesa.
Esquiva – Igual deslocamento.
Aparar – Metade do seu NH (Nível de Habilidade, explicado adiante) com a arma usada.
Bloqueio – Metade do seu NH com a perícia Escudo.

Resistência a Dano (p.79):
A redução de dano concedida pela armadura ou magia de proteção(RD). Encontra-se na descrição da armadura ou magia.

4 – Vantagens, Desvantagens e Peculiaridades (p.19 a 41):

Vantagens – Características únicas de seu personagem que dão vantagem a ele em certas situações.
Lista:

Vantagem..................................................Custo..................................................Pág.
Abascanto...............................................2 por +1.......................................................21
Alfabetização............................... 10 para NT4 e abaixo............................................21
Aliados.................................................... variável...................................................... 23
Ambidestria................................................. 10............................................................19
Antecedentes Incomuns.......................10 ou mais.................................................... 23
Aparência: Atraente(+1)............................... 5.............................................................15
Elegante/Bonito (+2/+4)............................ 15
Muito Elegante/Muito Bonito (+2/+6)........ 25
Aptidão Mágica...................................... 15/25/35.......................................................21
Bom Senso................................................. 10........................................................... 20
Cálculos Instantâneos................................. 5.............................................................21
Carisma...................................................5 por +1.......................................................19
Clericato................................................ 5 ou mais......................................................19
Empatia....................................................... 15......................................................... 20
Empatia c/ Animais...................................... 5.............................................................19
Facilidade p/ Línguas..............................2 por +1...................................................... 20
Força de Vontade.......................................4/+1......................................................... 23
Hierarquia Militar.............................. 5/nível (max.40)................................................ 22
Hipoalgia (Alto Limiar de Dor)..................... 10........................................................... 20
Imunidade................................................... 10........................................................ 20
Intuição....................................................... 15........................................................ 20
Longeividade............................................... 40............................................................21
Memória Eidética......................................30/60........................................................ 20
Noção de Perigo......................................... 15........................................................... 20
Noção Exata do Tempo............................... 5.............................................................19
Ouvido Aguçado.....................................2 por +1.......................................................19
Paladar/Olfato Apurado..........................2 por +1.......................................................19
Patronos.................................................. variável.......................................................24
Poderes Legais....................................... 5/10/15........................................................21
Prontidão.................................................5 por +1.......................................................19
Recuperação Alígera................................... 5............................................................ 22
Reflexos de Combate................................. 15........................................................... 20
Reputação....................................... 5 por +1 (max.20)...............................................17
Rijeza.............................................. 10(RD1)/25(RD2)............................................... 23
Riqueza: Confortável...............................(x2) 10........................................................16
Rico (x5)................................................... 20
Muito Rico (x20)........................................ 30
Poder de Rico (x100)................................ 50
Senso de Direção........................................ 5.............................................................19
Sorte.........................................................15/30......................................................21
Status...............................................5/nível (max. 40)................................................18
Talento p/ Matemática................................. 10........................................................... 22
Talento p/ Música....................................1 por +1...................................................... 22
Ultra-flexibilidade das juntas........................ 5............................................................ 20
Visão Aguçada........................................2 por +1.......................................................19
Visão Noturna............................................. 10........................................................... 22
Visão Periférica........................................... 15........................................................... 22
Voz Melodiosa............................................ 10........................................................... 23

Desvantagens – Defeitos que dão vida ao seu personagem. Temos um post sobre elas aqui.
Lista:

Desvantagem............................................Custo..................................................Pág.
Albinismo....................................................-10...........................................................27
Alcoolismo...............................................-15/-20....................................................... 30
Analfabetismo.................................em NT5 ou acima.............................................. 33
Aparência: Desagradável (-1)......................-5............................................................15
Feio (-2).....................................................-10
Hediondo (-4)............................................-20
Avareza.......................................................-10....................................................... 34
Azar.............................................................-10........................................................37
Cegueira.....................................................-50...........................................................27
Cleptomania................................................-15.......................................................... 34
Cobiça.........................................................-15....................................................... 33
Código de Honra..................................... -5 a -15........................................................31
Compulsão.............................................. -5 a -15........................................................32
Covardia......................................................-10........................................................32
Credulidade.................................................-10.......................................................... 33
Daltonismo..................................................-10...........................................................28
Deficiência Física:
Perna Mutilada.........................................-15.......................................................... 29
Perneta.....................................................-25
Sem Pernas..............................................-35
Dependentes........................................... variável...................................................... 38
Desdobramento de Personalidade..........-10/-15........................................................37
Deveres................................................... variável...................................................... 39
Dislexia.....................................................-5/-15........................................................ 33
Disopia.....................................................-10/-25.....................................................27
Disosmia/Ageusia........................................-5........................................................... 29
Distração.....................................................-15....................................................... 30
Duro de Ouvido...........................................-10...........................................................28
Epilepsia.....................................................-30...........................................................28
Estigma Social....................................-5/-10/-15/-20...................................................27
Eunuco.........................................................-5.........................................................28
Exesso de Confiança..................................-10.......................................................... 34
Exesso de Peso...........................................-5........................................................... 29
Fanatismo...................................................-15.......................................................... 33
Fanfarronice................................................-10...........................................................31
Fantasias..............................................-1/-5/-10/-15.................................................32
Fobias..................................................... variável...................................................... 35
Fúria............................................................-15........................................................31
Gagueira.....................................................-10.......................................................... 29
Gigantismo..................................................-10...........................................................28
Gula..............................................................-5........................................................ 33
Hábitos Detestáveis...............................-5/-10/-15..................................................... 26
Hemofilia.....................................................-30...........................................................28
Hiperalgia (Baixo limiar de dor)..................-10.......................................................... 29
Honestidade................................................-10.......................................................... 33
Idade...........................................-3 por ano acima de 50...........................................27
Impulsividade..............................................-10.......................................................... 33
Inimigos................................................... variável...................................................... 39
Intolerância...............................................-5/-10........................................................ 34
Inveja...........................................................-10....................................................... 34
Juventude...................................... -2 por ano (max. -6)............................................. 29
Luxúria........................................................-15....................................................... 34
Magreza.......................................................-5........................................................ 29
Maneta (uma mão)......................................-15.......................................................... 29
Maneta (um braço)......................................-20.......................................................... 29
Mau humor..................................................-10...........................................................31
Megalomania..............................................-10.......................................................... 34
Mentir Compulsivamente............................-15...........................................................32
Mudez.........................................................-25....................................................... 29
Nanismo......................................................-15...........................................................28
Obesidade................................................-10/-20........................................................28
Pacifismo.................................................-15/-30....................................................... 35
Paralisia Frente ao Combate......................-15...........................................................32
Paranóia......................................................-10....................................................... 35
Peculiaridades.............................................-1............................................................41
Piromania.....................................................-5........................................................... 36
Pobreza: Batalhador (x1/2).........................-10...........................................................16
Pobre (x1/5)..............................................-15
Falido (x0).................................................-25
Preguiça....................................................-10.......................................................... 34
Primitivismo.....................................-5 por nível de NT.............................................. 26
Reputação......................................-5 por -1 (max. -20)..............................................18
Sadismo......................................................-15.......................................................... 36
Sanguinolência...........................................-10...........................................................31
Senso do Dever..................................-5/-10/-15/-20.................................................. 39
Status...........................................-5 por nível (max. -20)............................................18
Surdez.........................................................-20........................................................28
Teimosia.......................................................-5.........................................................37
Timidez..................................................-5/-10/-15......................................................37
Veracidade...................................................-5.........................................................37
Vício........................................................ variável...................................................... 30
Vontade Fraca........................................ -8 por -1.......................................................37
Voto......................................................-1/-5/-10/-15.................................................37
Zarolho........................................................-15....................................................... 29
Inimigos................................................... variável...................................................... 39

Peculiaridades – São pequenas desvantagens interpretativas, todas custam -1 ponto.
Você deve inventa-las com o consentimento do Mestre.

5 – Perícias (p.42):

São os seus conhecimentos e habilidades em determinadas tarefas ou assuntos.
Existem dois tipos de Perícias, as Físicas (baseadas em DX, representadas pela letra F) e as Mentais (baseadas em IQ, representadas pela letra M).
Também são divididas em níveis de dificuldade Fácil (F), Média (M), Difícil (D) e Muito Difícil (MD).
Assim uma perícia Mental Difícil, por exemplo, é representado por M/D. M de Mental e D de Difícil.
Na tabela a seguir você confere o custo de cada bônus a DX ou a IQ de acordo com a categoria da perícia.
Por exemplo, se com custo 2 você tem DX+1 (perícia F/F, Física Fácil) o seu NH na perícia será sua DX+ o bônus 1. No Caso de DX 10, por exemplo, seu NH gastando 2 pontos será 11 (10 + 1). Seu NH (Nível de Habilidade) é o seu numero alvo nos Testes de Habilidade (já tratados no início do post).

Tabela de Custos

Perícias Físicas

Nível Final na Perícia..........Fácil.......................Médio........................... Difícil
DX-3.......................................-.............................. -......................... ½ ponto
DX-2.......................................-........................ ½ ponto.....................1 ponto
DX-1.................................. ½ ponto...................1 ponto......................2 pontos
DX..................................... 1 ponto..................2 pontos.......................4 pontos
DX+1.................................2 pontos..................4 pontos.......................8 pontos
DX+2.................................4 pontos..................8 pontos......................16 pontos
DX+3.................................8 pontos.................16 pontos.....................24 pontos
DX+4................................16 pontos................24 pontos.....................32 pontos
DX+5................................24 pontos................32 pontos.....................40 pontos

Perícias Mentais

Nível Final na Perícia.............Fácil...............Médio.............. Difícil......... Muito Difícil
IQ-4...........................................-....................-...................... -............ ½ ponto
IQ-3...........................................-....................-................ ½ ponto....... 1 ponto
IQ-2...........................................-.............. ½ ponto...........1 ponto..........2 pontos
IQ-1.....................................½ ponto.......... 1 ponto..........2 pontos.........4 pontos
IQ......................................... 1 ponto...........2 pontos..........4 pontos.........8 pontos
IQ+1.................................... 2 pontos..........4 pontos..........6 pontos........12 pontos
IQ+2.................................... 4 pontos..........6 pontos..........8 pontos........16 pontos
IQ+3.................................... 6 pontos..........8 pontos.........10 pontos.......20 pontos
IQ+4................................... 8 pontos.........10 pontos........12 pontos.......24 pontos
IQ+5................................... 10 pontos........12 pontos........14 pontos.......28 pontos

6 – Equipamentos:

É onde são listados os equipamentos dos personagens. Todas as informações estão nas tabelas do Modulo Básico. Páginas 212 e 213 para equipamentos e páginas 206 a 211 para armas e armaduras.
Alguns termos vistos nas tabelas:

TR – Tiro Rápido – NH mínimo para atiras sem apontar.
Prec. – Precisão – Bônus ganho ao mirar com a arma.
Max – Alcance máximo da arma.
CdT – Cadência de Tiros – Números de tiros da arma por segundo.
Tiros – Quantidade de munição carregada na arma.
ST – ST mínima para uso da arma sem apoio.
Rec – Recuo – Redutor para tiros consecutivos com a arma.
NT – Nível Tecnológico – Nível de tecnologia da arma (Medieval NT 3 ou 4, Atual NT 8 e etc).

7 – Ilustração e Bônus de Reação:
Ilustração opcional do personagem e resumos dos bônus de reação do personagem.
Temos um post sobre Personagens com altos bônus de Reação aqui.

Depois que entender o sistema recomendo o este post, para melhorar seus personagens.

Espero ter sido claro, tentei explicar todos os fatores necessários para narrar de forma satisfatória no sistema.
Em breve falarei sobre a 4ed para que você posso jogar com a que preferir.

Parte 3 - GURPS 4ed

Esqueci de algo? Alguma dúvida? Cometi algum erro? Por favor, me informe.
Até