• Sobrevivi, e agora? #1 - Será o fim ou apenas um recomeço?

    Nesta série escreveremos sobre vários aspectos deste tipo de aventura, o temível APOCALIPSE, explorando suas possibilidades em vários aspectos diferentes.
    Cada post da série falará sobre um assunto dentro do tema e seguiremos até que eles se esgotem ou cansemos do assunto.

  • Armas, digo, “quase” armas

    Toda arma causa dano, mas nem tudo que causa dano é uma arma, partindo deste principio esse post se dedica a armas improvisadas, objetos pegos ao acaso durante o combate e a armas quebradas, em decomposição ou baratas demais.

  • Interpretando Gênios

    Interpretar uma inteligência abaixo da sua é fácil e geralmente também muito engraçado, mas quando a IQ do personagem supera a sua eis que surge o verdadeiro desafio.
    Como pensaria um ser de inteligência superior a sua?

  • Um Dia Triste - Quando um Personagem Morre

    Não é de hoje que a morte de um personagem é tratada como algo ignorável nas mesas de RPG.
    Vejamos as consequências da morte de um personagem e as reações que ela pode causar nos companheiros do herói que se foi.

  • GURPS Medieval Fantasia Existe

    GURPS é famoso por seus muitos livros e regras, que possibilitam uma variedade imensa de campanhas, desde viagens interplanetárias a policiais magos contra vilões alienígenas.
    E por que não, o famoso Medieval Fantasia?

  • Desvantagens - A alma do seu personagem

    Não é de hoje que os jogadores utilizam as desvantagens para ganhar mais pontos na ficha ou até procuram desvantagens que parecem “vantajosas” pra seu personagem.
    Vou tentar explicar como escolher-las e como utilizá-las.

-A+Asegunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Avatar

Armas lendárias, armas top de linha e Armas mágicas.


Então gente saudades!! fiquei um tempo sem postar, pois estava sem internet, agora que ela voltou eu e o Sly estamos preparando um grande post sobre armas em Gurps em que iremos falar desde as melhores armas que um mestre pode criar a objetos que nem podem se considerar armas, então já vou dar um pincelada nas armas poderosas apresentadas em jogos, filmes, desenhos ou em diversos outros lugares como num rpg =D.



O que seriam dos grandes heróis fictícios sem suas armas ? 

Todos sabem que diversos personagens de histórias, filmes, games etc, não seriam muito sem suas armas ou itens mágicos. No rpg isso não é muito diferente muitos personagens dependem muito de seus equipamentos 
[não é mestre arsenal ?!?!? ] eu não aconselho muito a depender unicamente de uma arma pois isso pode se considerar uma fraqueza, mas não se é muito incomum encontrar personagens que dependem unicamente de suas armas mágicas. 
Muitas vezes também o mestre da essas armas como recompensa de missões ou aventuras perigosas. 






[Mestre] Criei uma arma mágica para um jogador, só que ele forte de mais. 


Outro fator que nós mestres e também jogadores precisamos ter cuidado é não criar uma arma que fuja dos padrões da aventura, isso pode parecer besteira mais pode desequilibrar o jogo todo; Por exemplo: no final de uma dugeon o mestre resolve dar uma espada muito poderosa para os jogadores

[ E claro é só uma, o jogador mais nobre conseguirá pega-la ] 
então um deles pega, e na seção seguinte ele fica muito mais forte que os outros jogadores, oque faz com se o mestre coloque um desafio para este jogador, ele mate os outros e se colocar um desafio para os outros o dono da espada acaba com o desafio facilmente. Isso faz com que o jogo fique totalmente desequilibrado atrapalhando todo o andamento do jogo por um bom tempo.


[Mas então como ter um arma lendária no cenário sem desequilibrar a campanha]

Isso depende da campanha, mas pense assim se uma arma é lendária o jogador não poderá pega-la facilmente, pelo menos até seu personagem ser uma lenda épica, quando o grupo de jogo estiver forte o suficiente você pode dar uma arma, mas claro não vá dar a arma que deixa o jogador imune a magia num mundo onde a única coisa que pode causar dano é a magia, pense em algo realmente lendário e não uma apelação, uma arma lendária não precisa ser necessariamente apelona, pode ser simplemente pertencido a um rei poderoso, ou a um grande mago, porém o item só te da uma pequena vantagem.
Lembre-se lendário vem de lenda e não de super poderosa.


Armas mágicas.

Primeiramente devemos lembrar que um item ser considerado apelão depende da campanha, num mundo onde usam magia até para limpar a caca do cachorro, certamente todas as armas seriam mágicas, agora em um mundo como o nosso, uma arma mágica que somente adicione 1D6-5 de fogo em seu dano poderia ser uma arma super poderosa.
O Gurps tem um sistema de mágia bastante vasto, e não era para menos que também tem muitos, muitos mesmo encantamentos para itens e etc, não é difícil criar um item mágico nesse sistema, mas como só vou dar uma pincelada não vou entrar em detalhes agora. 




Armas top de linha

As melhores armas do mundo podem não ser mágicas nem muito menos lendárias, porém podem ser caras e custar ao personagem muito dinheiro, uma espada pode não ter sido de um imperador, nem de um grande mago, mas ter sido feita pelos melhores no ramo que podem fazer o fio da lamina ser tão afiada e tão resistente ao mesmo tempo que corte um tronco de árvore como corta papel ( imagine em um ser humano, não deve ser muito saudável não kk ). então para se ter uma arma boa não se precisa fazer uma grande jornada em busca dela é só comprar riqueza de 50pts (Gurps 3ed ) na criação do personagem (ta ae a dica, mas lembre-se mestres nunca costumam gostar dessa vantagem ).


Finalizando aqui, só uma pincelada mesmo, mas podem ficar atentos que eu e o Sly vamos fazer um super post sobre armas no sistema gurps. Vlw até o próximo post