• Sobrevivi, e agora? #1 - Será o fim ou apenas um recomeço?

    Nesta série escreveremos sobre vários aspectos deste tipo de aventura, o temível APOCALIPSE, explorando suas possibilidades em vários aspectos diferentes.
    Cada post da série falará sobre um assunto dentro do tema e seguiremos até que eles se esgotem ou cansemos do assunto.

  • Armas, digo, “quase” armas

    Toda arma causa dano, mas nem tudo que causa dano é uma arma, partindo deste principio esse post se dedica a armas improvisadas, objetos pegos ao acaso durante o combate e a armas quebradas, em decomposição ou baratas demais.

  • Interpretando Gênios

    Interpretar uma inteligência abaixo da sua é fácil e geralmente também muito engraçado, mas quando a IQ do personagem supera a sua eis que surge o verdadeiro desafio.
    Como pensaria um ser de inteligência superior a sua?

  • Um Dia Triste - Quando um Personagem Morre

    Não é de hoje que a morte de um personagem é tratada como algo ignorável nas mesas de RPG.
    Vejamos as consequências da morte de um personagem e as reações que ela pode causar nos companheiros do herói que se foi.

  • GURPS Medieval Fantasia Existe

    GURPS é famoso por seus muitos livros e regras, que possibilitam uma variedade imensa de campanhas, desde viagens interplanetárias a policiais magos contra vilões alienígenas.
    E por que não, o famoso Medieval Fantasia?

  • Desvantagens - A alma do seu personagem

    Não é de hoje que os jogadores utilizam as desvantagens para ganhar mais pontos na ficha ou até procuram desvantagens que parecem “vantajosas” pra seu personagem.
    Vou tentar explicar como escolher-las e como utilizá-las.

-A+Aterça-feira, 24 de janeiro de 2012

Avatar system

Básico II - Porrada

Fala polvo!

O combate é um dos elementos mais importantes de qualquer campanha de RPG, é muito bacana solucionar enigmas e investigar pistas, também é interessante criar estratégias pra resolver os problemas de maneiras menos arriscadas, sobretudo no sistema Daemon, onde o personagem tem poucos Pontos de Vida e demora horrores pra recuperá-los quando se machuca, mas o que seria dos grandes heróis se eles não trocassem uns sopapos com seus inimigos em certos momentos da trama?

Conforme o prometido semana passada, essa é a segunda parte da série básica do sistema Daemon e hoje eu vou falar um pouco mais a respeito de combate, explicando regras gerais e conceitos gerais... Não vou me aprofundar tanto, pois como diz o meu pai, "quem quer ser lido escreve pouco"... Que os dados rolem!

Pontos de Vida (PV)
PV são calculados pela soma da Força e Constituição do personagem, dividida por dois e arredondada para cima. A cada nível que o personagem ganhar ele recebe +1 ponto de vida.

Pontos Heróicos (PH)
Atuam como um deforço aos PV do personagem, podendo ser usados antes dos pontos de vida normais, mas apenas em situações heróicas! O personagem adquire essa “barra de energia extra” através do aprimoramento Pontos Heróicos, podendo aumentá-la por nível, na medida descrita pelo aprimoramento.

EX: Geraldo tem 12 pontos de vida e 6 pontos heróicos. Ele tenta tomar a arma de um assaltante no banco, mas acaba levando um tiro que provoca nele 4 pontos de dano. Como Geraldo estava realizando um ato heróico, que uma pessoa com menos coragem não tentaria, esses 4 pontos de dano serão descontados primeiro dos seus pontos heróicos, e ele sairá ileso do disparo...

Equipamentos e Armas
O que o personagem possui ou carrega consigo vai depender do seu background, profissão, contatos, aprimoramentos, perícias, etc... As posses e armas vão variar muito de acordo com o contexto da campanha, mas a regra do bom senso SEMPRE deve ser seguida. O Mestre não deve deixar, em hipótese alguma, que os Jogadores escolham armas, perícias ou equipamentos que não se encaixam ao mundo de campanha.

Regras Gerais de Combate
O combate em si é bem simples no sistema Daemon. O livro diz que ele se divide em quatro etapas, mas pra tornar a coisa mais dinâmica eu vou explicar uma regra própria que divide em apenas três etapas, que serão repetidas a cada rodada de combate nesta ordem:

1- Todos rolam as Iniciativas.
2- Os jogadores anunciam suas intenções e realizam suas ações.
3- Os acertos e danos são calculados.

1- Iniciativas
Os jogadores rolam 1d10 e somam com a Agilidade dos personagens, lembrando de eventuais bônus ou penalidades... O resultado será o valor de iniciativa dos jogadores, que deverão agir em ordem decrescente (do maior para o menor). O mestre também deve rolar a iniciativa pra cada NPC envolvido no combate, encaixando todos nesse critério de ordem decrescente.

Caso ocorram empates nas iniciativas o mestre tem trÊs opções: estabelecer critérios de desempate (quem tem agilidade maior age primeiro, por exemplo), pedir que os jogadores empatados rolem novamente pra desempatar, ou deixar que aqueles personagens ajam ao mesmo tempo.

2 – Intenções e Ações
De acordo com a ordem estabelecida pela iniciativa, cada jogador declara o que quer fazer naquele turno e como vai tentar fazer aquilo. O Mestre também deve decidir o que os NPCs farão, mas não precisa anunciar nada aos jogadores. É recomendável que se mantenha certa ordem nesse momento, pra não avacalhar o andamento do jogo...

À medida que as intenções são declaradas os jogadores vão rolando os dados, realizando suas ações, desferindo seus ataques ou conjurando suas magias... Enfim, cada um rola o dado pra ver se conseguiu fazer o que queria, sempre respeitando a ordem de iniciativa.

3- Calcular Acertos e Danos
Depois de rolar os dados é hora de calcular as conseqüências das ações! Os danos serão descontados e os sobreviventes podem seguir novamente com as etapas do combate. Maiores dados sobre a resistência das armaduras e dano das armas podem ser encontrados nos livros ou netbooks da Daemon, então não vou entrar tanto nesses detalhes.

Bom, essas são as regras básicas do combate no sistema Daemon, tem vários outros temas relacionados, como ataques localizados, tiro mirado, ataque surpresa, acerto critico, etc... Eu poderia tentar resumir tudo e colocar em novos posts, mas pra não ficar saturando vocês com regras (já que o livro tá aí pra isso), vou encerrar a explicação por aqui... Espero que eu tenha sido bem claro, mas quem quiser maiores detalhes pode perguntar, basta postar nos comentários o que quiserem saber! Semana que vem vou falar das perícias no sistema Daemon... Fiquem ligados!

Grande abraço pessoal, obrigado pela atenção.