• Sobrevivi, e agora? #1 - Será o fim ou apenas um recomeço?

    Nesta série escreveremos sobre vários aspectos deste tipo de aventura, o temível APOCALIPSE, explorando suas possibilidades em vários aspectos diferentes.
    Cada post da série falará sobre um assunto dentro do tema e seguiremos até que eles se esgotem ou cansemos do assunto.

  • Armas, digo, “quase” armas

    Toda arma causa dano, mas nem tudo que causa dano é uma arma, partindo deste principio esse post se dedica a armas improvisadas, objetos pegos ao acaso durante o combate e a armas quebradas, em decomposição ou baratas demais.

  • Interpretando Gênios

    Interpretar uma inteligência abaixo da sua é fácil e geralmente também muito engraçado, mas quando a IQ do personagem supera a sua eis que surge o verdadeiro desafio.
    Como pensaria um ser de inteligência superior a sua?

  • Um Dia Triste - Quando um Personagem Morre

    Não é de hoje que a morte de um personagem é tratada como algo ignorável nas mesas de RPG.
    Vejamos as consequências da morte de um personagem e as reações que ela pode causar nos companheiros do herói que se foi.

  • GURPS Medieval Fantasia Existe

    GURPS é famoso por seus muitos livros e regras, que possibilitam uma variedade imensa de campanhas, desde viagens interplanetárias a policiais magos contra vilões alienígenas.
    E por que não, o famoso Medieval Fantasia?

  • Desvantagens - A alma do seu personagem

    Não é de hoje que os jogadores utilizam as desvantagens para ganhar mais pontos na ficha ou até procuram desvantagens que parecem “vantajosas” pra seu personagem.
    Vou tentar explicar como escolher-las e como utilizá-las.

-A+Aquinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Avatar system

São Miguel - City of Damned

Boa tarde pessoal,

Como este espaço das quintas é dedicado à Storytellers, achei muito interessante compartilhar com vocês um cenário que venho criando. Ele está publicado em PDF, mas ainda não divulgado e não terminado.

Gostaria de compartilhar com todos e convocá-los a participar. Acho que RPG se aprende jogando, e ambientação de jogos de RPG se aprende fazendo ambientações.

A ambientação trata de uma cidae fictícia, localizada espacialmente em algum lugar da região Sudeste do Brasil, para efeitos de assimilação cultural. Foi desenvolvida para o VAMPIRE: THE REQUIEM, portanto, já emprega os novos alicerces da sociedade vampírica, assim como os clãs e cargos que a estruturam. Mas a ideia é reunir os elementos de todos os cenários do nWod (o novo sistema para o Mundo das Trevas), ou seja, Lupinos, Fadas, Magos, etc.

Todos estão convidados!

Então vamos lá...




São Miguel. Cidade das sombras por sua arquitetura gótica imponente. Reverenciada por poetas e escritores de diversas nacionalidades. Náufraga em mistérios que datam da época de sua fundação, em 1777. Uma cidade que passou por momentos distintos, desde sua fase altamente industrial, com camadas espessas de fuligem e pó por sobre os prédios e as casas. Construções estas que refletiram um período áureo, marcado pela extração de minério e pelo crescimento das indústrias siderúrgicas. Diz-se que o ar de São Miguel é tão ferroso que as bússolas na cidade ficam desorientadas.

Assim que o crescimento da indústria freou a cidade já possuía mais de 1 milhão e 500 mil habitantes. O movimento de caminhões trazendo minério estabilizou até que o Grupo Mattos conseguiu permissão para construir um porto seco, interligado a uma ferrovia particular que se conectava a uma das principais ferrovias do país. A partir de então foi rápida a ascensão do Grupo Mattos ao posto de um dos maiores congolmerados siderúrgicos do país.

Com a incorporação das indústrias de base ao Grupo Mattos, por volta de 1920, São Miguel passou por momentos difíceis. O número de empregos na região foi reduzido drasticamente, afinal, outras empresas concorrentes quebraram. Milhares de pessoas vieram para São Miguel em busca de empregos, que não eram suficientes. Os bairros populares então começaram a comportar centenas de famílias carentes. Logo a máfia e o crime encontraram seu reduto.

Poucos anos mais tarde a cidade instlaou um complexo universitário que hoje é referência nacional em algumas áreas como engenharia de minas, engenharia civil e história. Empresas de tecnologia começaram a se instalar na região, devido à facilidade à mão-de-obra especializada e ao porto seco do Grupo Mattos, facilitando a importação e exportação.

São Miguel tornou-se pólo industrial mais uma vez e a época de ouro da cidade começa a dar sinais de voltar. Muitos ainda estão desempregados e o crime na cidade ainda é um probema. No entanto novas empresas têm chegado e a cidade começa a investir pesado em eventos culturais e educacionais. A arquitetura pesada dos arranha-céus do começo do século XIX contratas agora com os edifícios funcionais e inteligentes, encobertos por concreto e vidros espelhados, sedes de empresas milionárias.

A cidade hoje é dividida pela enorme rixa entre dois grandes grupos industrais: o Grupo Ferraz e o Grupo Mattos. Quando São Miguel teve freado seu desenvolvimento, muitas empresas fecharam e o Ventrue Paulo Ferraz foi deixado para tomar conta dos "restos" das antigas zonas industriais. Investindo em tecnologia e conseguindo bons contatos e colaboradores, Paulo Ferraz reativou as zonas industriais falidas, dando milhares de empregos à população destas áreas. Assim, magoado por ter sido recompensado com uma domínio em decadência, Ferraz se associou ao Movimento Carthiano e viabilizou a presença dos Carthians na cidade, por volta de 1935. Álvaro considerou essa atitude uma afronta aos seus interesses e exigiu que Ferraz saísse da cidade, mas já era tarde demais. Paulo Ferraz tinha conseguido a simpatia de considerável número de Vampiros, que se filiaram aos Carthians, oriundos do Invictus e até mesmo da Lancea Sanctum. Estes Vampiros viram a possibilidade de democratizar o direito de alimentação e o controle político da cidade. Por volta de 1975, Ferraz foi oficializado pelo próprio Álvaro Mattos (aconselhado por Xavier), como Regente da área ao norte da Rodovia 090. Mattos concedeu a ele uma área enorme (mais da metade da área da cidade, mas, para Mattos, uma área vazia e destruída), que, na verdade, correspondia aos antigos complexos industriais da cidade, que haviam sido revitalizados por Ferraz. Naquela época, o Mekhet Gabriel Nogueira dispontava no norte de São Miguel, patrocinando eventos populares e ajudando as famílias. O plano de Mattos, dizem alguns, era dar ao novo Regente uma área grande demais para sufocá-lo em sua ambição. O Prince esperava que Ferraz fosse enganado ou pressionado pelos demais vampiros e, então, abdicasse da Regência. Caso isso não acontecesse, Mattos, ciente da força que Gabriel começava a ter, sabia que Ferraz não compartilharia território com um Mekhet, muito menos com um Lancea Sanctum. Em 1977, Gabriel foi brutalmente atacado, em um evento conhecido como a Chacina dos Padres. Uma de suas crias foi destruída e muitos de seus aliados foram mortos quando os carros, que os conduziam ao evento popular em comemoração dos 200 anos de São Miguel, foram atacados misteriosamente. O próprio Gabriel quase morreu, mas foi resgatado por um enigmático Nosferatu antes que fosse executado, como os demais sobreviventes. O mekhet resolveu sair da cidade. Ninguém assumiu a autoria do crime. A Lancea Sanctum assumiu os assassinatos como um terrível ato de guerra contra a ordem, e, desconfiada de que um dos Regentes (Mattos ou Ferraz) havia contratado o ato, exigiu as terras que lhe "eram pertencentes por direito divino", no mesmo ano do crime. Mattos, receoso que a Lancea Sanctum declarasse guerra aberta aos Invictus ou não mais o apoiasse, resolveu cooperar e deu metade de seu território, para garantir que ficasse com a outra metade, afinal, Xavier, mesmo tendo saído da Lancea Sanctum e entrado para o Invictus, sentiu-se apunhalado.

Em 1979, uma discussão acalorada entre Álvaro Mattos e uma de suas crias, Rafael Giuliam, gerou uma dissidência dentro do domínio de Mattos. Rafael foi banido da cidade, mas jamais saiu dela. Apadrinhado por Ferraz, Giuliam tornou-se um Carthian em 1980. Ferraz, impossibilitado de cuidar do território que almejava por questões práticas, resolveu partilhar o poder, dando o exemplo. Giuliam foi eleito pelos membros da covenant (em uma votação comprada por Ferraz) para ser regente de um novo território, correspondente à metade do seu. Giuliam ficou com a quarta parte da cidade de São Miguel, localizada ao norte da rodovia 090 e a leste do Rio Vermelho. Assim, Ferraz acreditou ter conseguido o forte aliado contra Álvaro Mattos, conhecedor das artimanhas do Prince e, ao mesmo tempo, garantiu um escudo contra qualquer ataque dos Mekhet, que se instalaram fortemente nas cidades de Calavero e Florais.

Atualmente São Miguel conta com quase 3 milhões de habitantes.