• Sobrevivi, e agora? #1 - Será o fim ou apenas um recomeço?

    Nesta série escreveremos sobre vários aspectos deste tipo de aventura, o temível APOCALIPSE, explorando suas possibilidades em vários aspectos diferentes.
    Cada post da série falará sobre um assunto dentro do tema e seguiremos até que eles se esgotem ou cansemos do assunto.

  • Armas, digo, “quase” armas

    Toda arma causa dano, mas nem tudo que causa dano é uma arma, partindo deste principio esse post se dedica a armas improvisadas, objetos pegos ao acaso durante o combate e a armas quebradas, em decomposição ou baratas demais.

  • Interpretando Gênios

    Interpretar uma inteligência abaixo da sua é fácil e geralmente também muito engraçado, mas quando a IQ do personagem supera a sua eis que surge o verdadeiro desafio.
    Como pensaria um ser de inteligência superior a sua?

  • Um Dia Triste - Quando um Personagem Morre

    Não é de hoje que a morte de um personagem é tratada como algo ignorável nas mesas de RPG.
    Vejamos as consequências da morte de um personagem e as reações que ela pode causar nos companheiros do herói que se foi.

  • GURPS Medieval Fantasia Existe

    GURPS é famoso por seus muitos livros e regras, que possibilitam uma variedade imensa de campanhas, desde viagens interplanetárias a policiais magos contra vilões alienígenas.
    E por que não, o famoso Medieval Fantasia?

  • Desvantagens - A alma do seu personagem

    Não é de hoje que os jogadores utilizam as desvantagens para ganhar mais pontos na ficha ou até procuram desvantagens que parecem “vantajosas” pra seu personagem.
    Vou tentar explicar como escolher-las e como utilizá-las.

-A+Asegunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Avatar

Vantagens, nunca são demais


Eaew Gente, novo post. Hoje não tenho muito a dizer então, vamos logo.

Vantagens.


Tão importantes quanto às perícias, vantagens podem lhe ajudar em diversas situações de perigo.
Porém, o que tenho percebido em vários anos de GURPS é que a maioria dos  jogadores não compram muitas vantagens, preferem investir em atributos ou perícias, o que não é muito legal, tendo em vista que vantagens só podem ser adquiridas na criação de personagem, se não faze-lo, dificilmente conseguirá adquirir uma durante o jogo.


Vantagens até onde podem ser úteis? 


Uma vantagem pode ser completamente inútil para um personagem, pode ajudar a caracteriza-lo, por exemplo, a Vantagem Talento para Matemática seria inútil para o Wolverine, pois ele não a usaria com frequência, se é que a usaria. Porém, Ambidestria e Olfato Apurado podem ser muito úteis nesse caso.
Procurem vantagens que tenham a ver com seu personagem, no caso de um ladrão Utra-Flexibilidade das Juntas seria uma excelente vantagem, para um guerreiro, Rijeza e por ai vai.

Vantagens fazem parte da sua história. 


Vantagens tem que ser explicadas com a história, pois um índio mesmo que tenha Antecedentes Incomuns não pode ter um sabre laser em seu arsenal, esse exemplo foi um pouco exagerado mais é para ter uma ideia. Outro jeito de pensar é, você faz um astro do rock mundialmente conhecido, todos o adoram, todos já ouviram uma canção sua e ele não tem riqueza, fica meio estranho não acha ?
Então procure escolher muito bem suas vantagens, porque assim como as desvantagens já faladas aqui, as vantagens são muito importantes para compor o personagem. Pois podem e vão influenciar em sua interpretação, como por exemplo, Voz Melodiosa, ela estará sempre influenciando seu personagem, não importa o que ele faça, a menos que seja mudo.

GURPS 4º Edição - Vantagens mais vantajosas ainda. 


No GURPS 4ºed, as vantagens ganharam um destaque maior ainda, a lista de vantagens aumentou consideravelmente e dentre as novidades a nova divisão em Sobrenaturais, Mundanas ou Exóticas, e depois em Física, Social ou Mental.
Mas, umas das maiores novidades são as vantagens denominadas Talentos que te dão bônus em grupos específicos de perícias.

Então esse foi o post, se tiverem alguma sugestão comentem ai ^^.