• Sobrevivi, e agora? #1 - Será o fim ou apenas um recomeço?

    Nesta série escreveremos sobre vários aspectos deste tipo de aventura, o temível APOCALIPSE, explorando suas possibilidades em vários aspectos diferentes.
    Cada post da série falará sobre um assunto dentro do tema e seguiremos até que eles se esgotem ou cansemos do assunto.

  • Armas, digo, “quase” armas

    Toda arma causa dano, mas nem tudo que causa dano é uma arma, partindo deste principio esse post se dedica a armas improvisadas, objetos pegos ao acaso durante o combate e a armas quebradas, em decomposição ou baratas demais.

  • Interpretando Gênios

    Interpretar uma inteligência abaixo da sua é fácil e geralmente também muito engraçado, mas quando a IQ do personagem supera a sua eis que surge o verdadeiro desafio.
    Como pensaria um ser de inteligência superior a sua?

  • Um Dia Triste - Quando um Personagem Morre

    Não é de hoje que a morte de um personagem é tratada como algo ignorável nas mesas de RPG.
    Vejamos as consequências da morte de um personagem e as reações que ela pode causar nos companheiros do herói que se foi.

  • GURPS Medieval Fantasia Existe

    GURPS é famoso por seus muitos livros e regras, que possibilitam uma variedade imensa de campanhas, desde viagens interplanetárias a policiais magos contra vilões alienígenas.
    E por que não, o famoso Medieval Fantasia?

  • Desvantagens - A alma do seu personagem

    Não é de hoje que os jogadores utilizam as desvantagens para ganhar mais pontos na ficha ou até procuram desvantagens que parecem “vantajosas” pra seu personagem.
    Vou tentar explicar como escolher-las e como utilizá-las.

-A+Asegunda-feira, 12 de março de 2012

Avatar

Foras da Lei

Eaee gente, peço desculpas pelo período sem posts, mas é que estamos apenas com 3 autores para postar e como nós ainda estamos ocupados uns com faculdade,escola ou trabalho, enfim as vezes fica difícil postar.
Aproveitando o pedido de desculpas, para fazer o convite:
Se você quer entrar para equipe e nos ajudar, entrem em contato com o blog e faça parte da nossa equipe.
Agora vamos ao post.


        

 Foras da Lei
[Hey alguém roubou minha bolsa]
É da parte ruim da sociedade que vamos falar sobre os criminosos,assassinos,ladrões,traficantes entre outas classes ruins da sociedade que na vida real podem não ser muito divertidos mais que em um rpg não podem faltar.
É difícil saber por onde começar, pois este assunto é um assunto bem amplo e com vários pontos de vista, então resolvi dividir algumas situações que podem dificultar uma seção de jogo (ou anima-la) por conta destas profissões.





1- [Mestre] _Criei uma aventura em que os personagens eram para ser mocinhos, porém todos só fazem crimes. 



Isso é muito comum (pelo menos nas mesas de jogo em que joguei), os jogadores tendem sempre a ir pro lado que mais os beneficia e muitas vezes preferem o mal por lhes dar riquezas mais facilmente e não passar por muitas situações de risco e ganhar fama e gratidão.
É só parar para pensar um pouco, a solução está ai mesmo ''os jogadores tendem sempre a ir pro lado que mais os beneficia'' então uma vez que não quiser que isto aconteça, não faça o lado do mal parecer uma boa ideia.


E  personagens feitos para isso ?? 


Pode ser que os jogadores componham personagens focados no crime, se acha que isso pode atrapalhar a aventura fale com o jogador para repensar sua ficha pois pode estragar sua aventura.Se não gosta de ficar proibindo pense em como aproveitar seus talentos, pois um assassino pode matar um inocente, mas seu talento também pode lhe permitir matar outro assassino.Um rei pode contratar um assassino para matar outros fora da lei e o assassino não seria considerado fora da lei,outro exemplo seria um ladrão que rouba para o ''bem'', para esse podemos citar o conhecido personagem Robin Hood o personagem icônico que roubava dos ricos para dar aos pobres.
Então não fica difícil resolver situações deste tipo.

Dicas para se criar um Vilão, ou fora da lei.


É complicado dar dicas pois um personagem fora da lei tem muitas variações, e por isso dicas tem que ser genéricas, mas se pararmos para pensar percebemos que a maioria dos personagens desse gênero são peritos (geralmente usam perícias baseadas em Dx), então a dica que dou é, tenha um foco e invista nele.

Mas e quanto a interpretação 
Uma boa dica é ler o post de Sly ''Quando os punhos não são necessários'' com excelentes dicas de interpretação, acredito que se encaixem também a esse tipo de personagem.

Mas outros conselhos que dou são, não pense que porque seu personagem é fora da lei que ele tem que ser rude,andar se escondendo,ser fechado entre outras coisas, muitas vezes isso só levanta suspeitas para você, além de que se parar para pensar, muitos psicopatas ou criminosos são extremamente educados e discretos como podemos citar o personagem, Dr.Hannibal Lecter (de Tomas Harris). Um serial killer canibal, porém um excelente médico, além de ter uma educação excepcional, e ai passamos a enxergar que os piores vilões da literatura (pelo menos em sua maioria) eram os educados,intelectuais e geralmente são ricos por seu talento em suas profissões.
Então pense bem em suas Desvantagens (<< post de Sly sobre o assunto) pois geralmente os vilões bárbaros e arrogantes nem sempre são os mais adequados, porém é claro o personagem é livre, você pode fazer um vilão bárbaro, ignorante e rude, mas não deixa de ser fato que os melhores, mais famosos e mais marcantes violões são os exatamente contrários a este.


Outros tipos de fora da lei
Você não necessariamente irá criar um vilão épico ou semelhantes, pode simplesmente criar um batedor de carteira ou bandidinho de rua, nesses casos aconselharia explicar nas desvantagens primeiramente o que fez com que seu personagem chegasse a esse ponto, ele teve uma infância muito pobre, achou uma forma de ganhar dinheiro fácil dentre outras muitas possibilidades.
Nesses casos sim, acho interessante o personagem ser rude, falar com gírias, ser malandro dentre outras coisas, pois se ele cresceu na rua onde isso tudo acontece ele provavelmente terá um comportamento semelhante (ou não), outra forma de justificar a entrada na vida do crime é sustentar um vício, tipo um policial que perdeu o emprego por causa do vício em bebida e passou a roubar com sua antiga arma para sustentar seu vicio.
Mas isso é com você, isso são só algumas dicas de como você fazer para que seu personagem tenha vida e seja divertido e não simplesmente fazer somente o que esta na ficha.

Vlw gente, até.