• Sobrevivi, e agora? #1 - Será o fim ou apenas um recomeço?

    Nesta série escreveremos sobre vários aspectos deste tipo de aventura, o temível APOCALIPSE, explorando suas possibilidades em vários aspectos diferentes.
    Cada post da série falará sobre um assunto dentro do tema e seguiremos até que eles se esgotem ou cansemos do assunto.

  • Armas, digo, “quase” armas

    Toda arma causa dano, mas nem tudo que causa dano é uma arma, partindo deste principio esse post se dedica a armas improvisadas, objetos pegos ao acaso durante o combate e a armas quebradas, em decomposição ou baratas demais.

  • Interpretando Gênios

    Interpretar uma inteligência abaixo da sua é fácil e geralmente também muito engraçado, mas quando a IQ do personagem supera a sua eis que surge o verdadeiro desafio.
    Como pensaria um ser de inteligência superior a sua?

  • Um Dia Triste - Quando um Personagem Morre

    Não é de hoje que a morte de um personagem é tratada como algo ignorável nas mesas de RPG.
    Vejamos as consequências da morte de um personagem e as reações que ela pode causar nos companheiros do herói que se foi.

  • GURPS Medieval Fantasia Existe

    GURPS é famoso por seus muitos livros e regras, que possibilitam uma variedade imensa de campanhas, desde viagens interplanetárias a policiais magos contra vilões alienígenas.
    E por que não, o famoso Medieval Fantasia?

  • Desvantagens - A alma do seu personagem

    Não é de hoje que os jogadores utilizam as desvantagens para ganhar mais pontos na ficha ou até procuram desvantagens que parecem “vantajosas” pra seu personagem.
    Vou tentar explicar como escolher-las e como utilizá-las.

-A+Aquinta-feira, 8 de março de 2012

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"Punindo" um personagem!

Não! Eu não estou falando em perseguição de personagem ou jogador por coisas que acontecem em OFF… se bem que tem alguns jogadores que são tão chatos que as vezes tá vontade de sacanear o personagem do cara para ver se ele aprende. rsrsrsrs

Lembre-se daqueles dias que o grupo ou um jogador em particular resolver fazer as piores escolhas possíveis. Ou então se lembre daquele cara que a maioria das pessoas intitula como um jogador sem o mínimo do que chamamos bom senso, ou o: Sem Noção! É para estas situações que estou escrevendo este post! Para estabelecer um diálogo com os 1d6 leitores ativos do portal! Por isso fique a vontade em contribuir com ideias ou exemplos na seção dos comentários deste post.

Voltando novamente no assunto: para manter uma verossimilhança na aventura e no mundo que o mestre criou ele não pode passar a mão na cabeça do personagem se o jogador fez más escolhas durante a aventura. Não quero dizer com isso que você de cara tem que matar o personagem do Infeliz. Nada disso, matar o personagem serve para aqueles dias que o cara está azarado e só tira falhas criticas no dado ou então os monstros resolveram tirar sucessos decisivos um atrás do outro em cima do infeliz… e pode acreditar vai ter um dia que estas situações probabilísticas vão se juntar a estupidez do jogador… ai meu amigo não tem jeito… mata o personagem e manda fazer outra ficha… Ou então faz o grupo todo se mobilizar para ressuscitar o infeliz se a sua aventura comportar este tipo de coisa…


Então como punir um personagem por suas más escolhas? 

Simples, a toda ação corresponde uma reação.

Mas qual reação você me pergunta?

Qual o contexto das más escolhas… foi algo mais simples como “burrice” durante um combate? Deixe um personagem com uma cicatriz ou perda de um membro… quem sabe você até não anima em criar uma tabela à lá cicatriz de batalhas de Lobisomem o Apocalipse! Neste sentido, o resultado pode ser pior que a morte… por exemplo, na tabela que citei tinha o resultado 11 (Ah… bem! Tenho uma boa e uma má noticia. A boa notícia é que você se tornou mais resistente a seduções pelo sexo oposto… a má noticia e que você nunca mais poderá ter filhos… HAHHAHAHAHAHAH). Outra opção neste caso seria deixar um NPC que estava presente na luta morrer por causa das ações do personagem. Nesta segunda opção pode ser porque o personagem falhou em proteger o NPC ou porque o NPC se sacrificou para salvar o personagem. Neste momento alguns mestres vão protestar: mas eu não queria que aquele NPC morresse, ou não neste momento. Não se apegue aos NPCs desta forma… ou faça algo ainda mais dramático. Elimine o NPC de forma que os personagens não possam levar o corpo… depois você pode fazer o NPC voltar como um morto vivo (de preferência com consciência)!

Agora se as más ações do personagem não estão restritas ao combate e podem ter desdobramentos morais! Ai as punições precisam ser mais elaboradas e de acordo com a gravidade da situação. Primeiro pense como a sociedade em que personagem está inserida reagiria aos atos. Ele seria denunciado para as autoridades? Ele seria preso? Linchado? Seria exilado? Teria um julgamento? Seria condenado a morte? Seria posto uma recompensa pela sua cabeça? Tal recompensa seria maior se ele fosse trazido com vida?

E o restante do grupo? O que acha das ações do personagem? Eles concordam? Se eles não concordam o personagem poderia se redimir perante os companheiros de aventura? E perante a sociedade? Existiria algum ato que anularia o que o personagem fez?

Como podemos perceber existem várias formas de lidarmos com atitudes sem noção cometidas por jogadores… Sendo assim antes de matar o personagem pense nas possibilidades:

• Prisão;
• Julgamento;
• Prisão com trabalhos forçados;
• Prisão seguido de execução;
• Prisão seguido de Exílio;
• Uma vida de fugas tendo a cabeça a prêmio;
• Perda de um membro, ou uma cicatriz de batalha;
• Perda de itens mágicos;
• Morte de um NPC que acompanha o grupo;
• Morte do NPC e este volta como Morto-vivo inteligente ou um fantasma no futuro;
• Haverá alguma maneira do personagem se redimir?

Bem é isso, pessoal. Bom senso e boa sorte com seus PJs Chatos. Pois todo mestre tem um. =)




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