• Sobrevivi, e agora? #1 - Será o fim ou apenas um recomeço?

    Nesta série escreveremos sobre vários aspectos deste tipo de aventura, o temível APOCALIPSE, explorando suas possibilidades em vários aspectos diferentes.
    Cada post da série falará sobre um assunto dentro do tema e seguiremos até que eles se esgotem ou cansemos do assunto.

  • Armas, digo, “quase” armas

    Toda arma causa dano, mas nem tudo que causa dano é uma arma, partindo deste principio esse post se dedica a armas improvisadas, objetos pegos ao acaso durante o combate e a armas quebradas, em decomposição ou baratas demais.

  • Interpretando Gênios

    Interpretar uma inteligência abaixo da sua é fácil e geralmente também muito engraçado, mas quando a IQ do personagem supera a sua eis que surge o verdadeiro desafio.
    Como pensaria um ser de inteligência superior a sua?

  • Um Dia Triste - Quando um Personagem Morre

    Não é de hoje que a morte de um personagem é tratada como algo ignorável nas mesas de RPG.
    Vejamos as consequências da morte de um personagem e as reações que ela pode causar nos companheiros do herói que se foi.

  • GURPS Medieval Fantasia Existe

    GURPS é famoso por seus muitos livros e regras, que possibilitam uma variedade imensa de campanhas, desde viagens interplanetárias a policiais magos contra vilões alienígenas.
    E por que não, o famoso Medieval Fantasia?

  • Desvantagens - A alma do seu personagem

    Não é de hoje que os jogadores utilizam as desvantagens para ganhar mais pontos na ficha ou até procuram desvantagens que parecem “vantajosas” pra seu personagem.
    Vou tentar explicar como escolher-las e como utilizá-las.

-A+Aterça-feira, 19 de agosto de 2014

Avatar

Sobrevivi, e agora? #4 – Oásis Urbanos








Depois de muito tempo, voltando com a série.
Agora que você já pode se locomover com relativa segurança que tal pensarmos:
Pra onde devemos ir? E o que vamos conseguir lá?








#4 – Oásis Urbanos

Todo ser humano precisa de recursos para sobreviver, ou ao menos tentar. Ainda que em meio a um colapso há lugares com tanto material ou muita segurança que ainda preservam suas utilidades quanto a fornecimento de material geral, bélico, alimentício etc.

Preparativos para a “Incursão”

_________________________________________

Adam se depara com uma delegacia quase irreconhecível. Suas portas retorcidas por marcas violentas e rastros volumosos de sangue formam uma atmosfera aterrorizante ao redor do prédio.
Algo não parecia certo, Adam sabia que lá, algo o esperava.
_________________________________________

Devemos lembrar que qualquer lugar que valha a pena checar ou é de difícil acesso ou muito procurado pelos sobreviventes. O que garante que dificilmente tirar proveito de tais reservas será tarefa fácil.

Escolha o local com sabedoria, busque conhece-lo por dentro antes de qualquer tentativa. Alguns lugares possuem mapas para visitantes ou são de comum circulação, permitindo que algum membro de seu grupo ou até você mesmo conheça seu interior, mesmo que em parte.

Mantenha suas armas e/ou esquemas de proteção pessoal a mão e aproxime-se sempre com cautela, mantendo o grupo unido sempre que possível, exceto talvez por um segundo grupo de vigia ou suporte, preferencialmente com alguma forma de contato e em uma área mais elevada do terreno onde o suporte tenha visão privilegiada do local.

Um bom líder identificaria os membros mais frágeis/instáveis do grupo e os manteria longe da “ação”. Adentrar um local desconhecido é uma tarefa perigosa que exige controle emocional, principalmente quando se está armado e chamar a atenção dos arredores não é uma boa opção, então mantenha os menos preparados com o grupo de apoio ou na atual fortaleza do grupo (falaremos de Fortalezas em posts futuros) aguardando o retorno dos suprimentos.

“Vai pra onde chefe?”
_________________________________________

Todos se entreolhavam com um tom característico de desespero no olhar. 
O que o futuro lhes reservara? Haveria um futuro?
A tensão sobre o destino do grupo se elevava e a qualquer momento alguém poderia perder o controle.
Alguém tinha que tomar as rédeas da situação...
_________________________________________

Vamos tentar listar alguns lugares interessantes e os possíveis recursos disponíveis nos mesmos.


Mantimentos

Casas Abandonadas
_________________________________________

Adam já vira esta casa de passagem em seus dias comuns, sempre lhe pareceu pertencer a uma família feliz, mas isso de nada importa agora. O que outros perderam seria agora sua salvação.
A casa parecia virada do avesso, os moradores de certo saíram com pressa. Adam repetia a si mesmo. “Que tenham deixado algo útil pra trás”. Por um momento a sede por sobreviver inibiu sua empatia aos que ali moravam.
_________________________________________

Um lugar talvez dos mais seguros de se procurar porem também provavelmente dos com menos recursos disponíveis, as casas abandonadas pelos sobreviventes ou “herdadas” após o falecimento de seus donos em meio ao caos podem suprir as necessidade do grupo em primeira instância mantendo todos de pé até a descoberta de outros locais mais fartos de suprimentos.

Casas comuns em geral possuem pouca segurança, tendo em vista que não há mais polícia, energia elétrica e, para alguns, restrições éticas que impeçam a invasão rápida e fácil das residências contando com a habilidade de alguém em arrombar fechaduras simples ou até da velha violência, vulgo “pé na porta”.

Dependendo da causa que levou sua civilização ao fim algumas casas aparentemente abandonadas podem estar sendo ocupadas por inimigos, geralmente não muito compreensivos com invasões. Independente da simplicidade do lugar, mantenha sua atenção na tarefa e sua arma em mãos.

Casas comuns lhe darão estoque para alguns dias (dependendo do tamanho do grupo) de comida, remédios básicos, livros de conhecimento geral que podem ter sua serventia quando alguma informação for necessária (ou até mesmo pra manter uma fogueira acesa), roupas comuns e um bom estoque de “recursos” contra o frio dependendo do clima local.

Foque em roupas justas e resistentes, procure por mochilas, água potável, recipientes duráveis e comidas enlatadas.

Mercados, Mercearias, Armazéns e Lojas de Conveniência

Locais comerciais tendem a ser um pouco mais protegidos que residências e a movimentação da população nesses ambientes torna mais possível uma ameaça à espera de um invasor descuidado. Seus obstáculos geralmente serão grandes cadeados, portões de metal, e fechaduras elaboradas. Mas olhe pelo lado bom, quanto mais seguro maiores as chances de ainda não ter sido saqueado. Se as entradas não estiverem abertas ou arrombadas esteja otimista.

Você encontrará muitos produtos alimentícios, bebidas, alguns produtos químicos (de limpeza, por exemplo) e recursos gerais que garantirão o suprimento de acordo com quanto você puder carregar. Prefira reunir grandes porções de alimentos não perecíveis, produtos inflamáveis para alimentar suas fogueiras, produtos químicos de alguma utilidade (caso haja alguém com conhecimento químico no grupo), recipientes de tamanhos variáveis para estocagem de água potável em grandes quantidades quando disponível para abastecimento.

Se achar prudente esconda itens pelo local para que ninguém os leve e você possa pega-los numa próxima oportunidade. Incentive seus amigos a se alimentarem a vontade antes de abastecer suas bagagens de mantimentos tendo certeza que todo espaço disponível seja preenchido apenas de coisas úteis para a sobrevivência de cada um. Assim sairão com o máximo de carregamento útil possível e caso haja uma separação inesperada todos terão comida para suprir suas próprias necessidades por alguns dias.

Hospitais
_________________________________________

Cada passo parecia se seguir de uma morte súbita e violenta, mas nada acontecia.
Assim Adam avançava cauteloso pelos corredores do Hospital Central.
Gemidos, urros e sons bizarros ecoavam pelas tubulações de ar.
Fosse o que fosse Adam não queria esbarrar no que quer que estivesse fazendo aquilo.
_________________________________________




De segurança mediana e provavelmente de portas abertas, a princípio hospitais não oferecerão muita resistência a uma invasão. Tenha em mente que é um local normalmente frequentado por muitas pessoas, o que potencializa a possibilidade da presença do inimigo em massa.

Aguce sua audição e avance atentamente para que não seja surpreendido. Abrindo cada porta com calma e mantendo todos os seus aliados à vista.




Procure itens de primeiros socorros, tantos quanto puder carregar, e produtos hospitalares se tiver quem saiba usa-los da forma correta no grupo. Ferramentas cirúrgicas como pinças, bisturis e tesouras são também ótimas ferramentas em situações delicadas que podem surgir no futuro, leve-as se tiver espaço.

Alguns equipamentos hospitalares possuem baterias, como desfibriladores, e energia reserva é sempre bem-vinda.

Hospitais também possuem um gerador próprio, se puder pô-lo em funcionamento poderá carregar baterias e usar alguns eletrônicos de forma emergencial.

Acessórios Gerais

Escolas, Escritórios e Prédios Comerciais

Dependendo da área e da classe social do local a segurança pode trazer obstáculos mais resistentes, porém ainda, em geral, superáveis pela força bruta. Como esperado portas eletrônicas e elevadores são inúteis.

Prossiga com cuidado, assim como os hospitais, por serem áreas frequentadas por um grande número de pessoas há grandes possibilidades do inimigo ser encontrado aos montes atrás de cada porta que você abrir.

Além dos produtos nas máquinas de venda automática estes locais possuem um vasto acervo de itens banais que podem fazer falta no dia-a-dia e até mesmo servir de peça para alguma “gambiarra” quando houver necessidade.

Foque suas buscas em giz, cadernos e lápis para anotações, bilhetes, avisos, sinalização e indicador de direção em uma área já explorada por um membro do grupo assim como o desenho de um mapa da mesma.

Xícaras, recipientes para bebidas, extintores de incêndio , galões de água potável e papéis para alimentar fogueiras também podem e devem ser encontrados com facilidade.

Shoppings e Hipermercados
_________________________________________

Esse sim era o lugar que procuravam.
Os olhos de alguns brilhavam com a possibilidade, mesmo que remota, de conseguirem comida de verdade.
Os impulsos de ansiedade só eram inibidos por medo causado pelo clima sombrio que um lugar daquele tamanho adquirira, ecoando passos e estalos de várias direções enquanto o grupo avançava temeroso.
_________________________________________

O “Santo Graal” dos necessitados, um local que reúne vários outros aqui já citados.

A segurança será superior a de um simples mercado, mas sem vigias e aparatos eletrônicos em funcionamento tal segurança é reduzida quase a zero. Por terem pátios o grupo pode ficar em evidência enquanto avança para as portas do prédio em si. Envie o encarregado de abrir as portas acompanhado de alguém para fazer sua segurança (em caso de surpresas) e garanta que a entrada seja aberta com velocidade para que o grupo possa sair do campo aberto rapidamente.

Esses lugares, se já abertos, certamente estarão lotados com o “inimigo”, principalmente os que se classificam como “seres humanos transformados”. Entre com o grupo em uma formação fechada e evite barulhos desnecessários. Visite loja por loja sem que o grupo se espalhe, uma emboscada em um local tão grande seria mortal para um grupo disperso.

Foque nos locais e itens já citados acima, assim como na busca por ferramentas de uso geral (chaves de fenda, martelos, machados etc.), aparelhos mecânicos que ainda podem ser usados, como mini geradores, bicicletas, lanternas etc; kits de primeiros socorros e tudo que parecer útil ao grupo.


Peças e Ferramentas


Estações, Oficinas e Postos de Gasolina


A segurança desses locais não será um grande desafio, visto que são áreas comumente disponíveis ao público. O que acarreta em uma possível grande quantidade do inimigo em seus arredores e na evidencia do grupo por estar em local aberto.

Procure por peças mecânicas, ferramentas e combustíveis para garantir a manutenção/abastecimento de seu transporte atual ou até mesmo a montagem/concerto de um melhor. Conseguir um “macaco” (a ferramenta, claro) também pode ser uma boa ideia, você se arrependerá de deixa-lo pra trás quando precisar erguer algo que com as mãos é impossível.

Museus
_________________________________________

Adam não costumava visitar museus, mas agora ele teria de ser tão rústico quanto os ali lembrados.
Não eram tempos fáceis, era hora de esquecer coisas novas e reaprender as antigas.
_________________________________________


Esses lugares tem um nível de segurança elevado, mas sem energia elétrica também ficam enfraquecidos a invasores. Entre pela porta mais discreta e provavelmente não terá grandes problemas. Lembrando de manter-se atento a possíveis inimigos circulando no interior do prédio.

Museus, com exceção dos de arte, são onde se reúne tudo que a humanidade já tem como obsoleto, mas que agora são sua provável melhor opção.

Busque equipamentos de sobrevivência que não dependam de energia elétrica, lampiões, transportes por tração animal (verifique se ainda funcionam e lembre-se que precisará de um animal ou outro veículo para puxa-lo), assim como armas corpo-a-corpo para manter sua segurança e a de seus companheiro de forma mais “ilimitada”, afinal, lanças e espadas não gastam balas.

Armas e Proteção Pessoal

Quarteis e Delegacias
_________________________________________

Nunca passou pela cabeça da maioria ter que usar armas de fogo constantemente algum dia.
Era hora de endurecerem suas mentes e aceitar os fatos.
A terra agora é território hostil, e precisamos estar prontos para o pior.
_________________________________________

Aqui a segurança sem vigias ativos fica apenas a cabo dos largos portões e dos muros, lembre-se que caso seu inimigo sejam "pessoas transformadas", aqui elas estarão possivelmente de capacete e colete a prova de balas, tornando-os inimigos ainda mais inconvenientes. Esteja preparado.

Se há algum lugar para que você reúna munição, explosivos, coletes protetores, coturnos resistentes, rações de viagem e armas (principais e reservas) para todos do grupo, provavelmente esse lugar é o quartel.

Pegue o que puder e deixe todas as armas carregadas, leve cartuchos de munição extras, bastões luminosos, lanternas (com baterias extras) e rações militares. Pode ser sábio vestir roupas camufladas se a região permitir que elas tenham alguma utilidade.

Lojas de Armas e de Caça

Provavelmente bem protegida, por estar em ambiente mais urbano, lojas de armas e caça podem ser desafiadoras para um invasor e exigem alguma habilidade. Esteja preparado para surpresas quanto a proteção do local.

Como nos quarteis você encontrará um bom suprimento bélico. Foque sua busca como dito quanto aos quarteis. Lembrando que você poderá encontrar barracas, botes e, o que é ótimo, bestas e flechas. Por que uma arma silenciosa, à distância e com munição as vezes recuperável, nunca é demais.

Bagagem e Carregamento
_________________________________________

O coração de Adam se retorcia lutando contra a compaixão ao ver os olhares das criança pedindo por mais comida aos únicos parentes que lhe restavam. Ele precisava ser forte.
“Isso não é viver, isso é sobreviver, aceite Adam. Seu tolo.”
Ele repetia a si mesmo enquanto separava as porções de comida.
_________________________________________

Prioridades

Tenha sempre em mente que você não pode levar tudo, pondere as necessidades e as capacidades de carregamento do grupo. Na dúvida, dê preferencia para comida, bebida e medicamentos. O resto você poderá encontrar novamente, mas só se não tiver morrido de febre, sede ou fome.

Cuidados

Distribua os itens entre os membros do grupo, evitando que no caso da perda de uma bagagem todas a unidades de um certo item se percam de uma só vez.

Verifique o estado das bolsas para que não rasguem e evite que um item prejudique o outro enquanto dentro da mochila. Pôr uma faca de caça, papeis e uma garrafa plástica de água juntas pode fazer com que você perca sua garrafa, sua água e seus papeis num acidente previsível porém muito prejudicial.

Gerenciamento de Recursos

Distribua os recursos ao longo da necessidade com frieza e de forma calculista, de nada vale comer muito hoje e passar fome amanhã. Não use medicamentos sem motivos gritantes e os mantenha guardados longe do alcance dos mais propensos e/ou com histórico de “vícios químicos”. Situações desesperadoras podem gerar mal uso das drogas, e não queremos isso.

Mantenha as armas com quem sabe utiliza-las e faça com que os que não sabem aprendam, para que não desperdicem munição errando tiros. Prefira armas corpo-a-corpo sempre que possível.

Racione seu combustível e suas baterias, viajando a pé ou por um transporte não motorizado quando a distância for pequena, e evitando luzes acesas quando não for necessário, até para evitar chamar a atenção sendo “um ponto iluminado em meio a floresta”.


*     *      *      *

Assim termina a parte 4 da série. Espero que tenha gostado.
Esqueci de algo? Alguma sugestão? Alguma experiência para compartilhar?
Comente.

Até

0 comentários:

Postar um comentário