• Sobrevivi, e agora? #1 - Será o fim ou apenas um recomeço?

    Nesta série escreveremos sobre vários aspectos deste tipo de aventura, o temível APOCALIPSE, explorando suas possibilidades em vários aspectos diferentes.
    Cada post da série falará sobre um assunto dentro do tema e seguiremos até que eles se esgotem ou cansemos do assunto.

  • Armas, digo, “quase” armas

    Toda arma causa dano, mas nem tudo que causa dano é uma arma, partindo deste principio esse post se dedica a armas improvisadas, objetos pegos ao acaso durante o combate e a armas quebradas, em decomposição ou baratas demais.

  • Interpretando Gênios

    Interpretar uma inteligência abaixo da sua é fácil e geralmente também muito engraçado, mas quando a IQ do personagem supera a sua eis que surge o verdadeiro desafio.
    Como pensaria um ser de inteligência superior a sua?

  • Um Dia Triste - Quando um Personagem Morre

    Não é de hoje que a morte de um personagem é tratada como algo ignorável nas mesas de RPG.
    Vejamos as consequências da morte de um personagem e as reações que ela pode causar nos companheiros do herói que se foi.

  • GURPS Medieval Fantasia Existe

    GURPS é famoso por seus muitos livros e regras, que possibilitam uma variedade imensa de campanhas, desde viagens interplanetárias a policiais magos contra vilões alienígenas.
    E por que não, o famoso Medieval Fantasia?

  • Desvantagens - A alma do seu personagem

    Não é de hoje que os jogadores utilizam as desvantagens para ganhar mais pontos na ficha ou até procuram desvantagens que parecem “vantajosas” pra seu personagem.
    Vou tentar explicar como escolher-las e como utilizá-las.

-A+Adomingo, 4 de novembro de 2012

Avatar

Personagens Marcantes - Como faze-los





Uma das maiores satisfações de um Mestre ou de um jogador, experiente ou não, é ter seu personagem lembrado por anos como um personagem único e divertido que marcou a aventura na qual participou.


Criar personagens marcantes não é difícil, mas exige dedicação e boa vontade.

Neste post minha intenção é alertar os menos experientes, ou até os experientes que não tenham se interessado nesse tipo de personagem, a detalhes importantes na criação do mesmo.



Características Únicas

Todo e qualquer personagem que marcou uma era ou história, tanto em quadrinhos, livros ou aventuras possui características que o representam e somente a ele. Algo semelhante a “ter estilo”.

Você mesmo se lembrar de personagens que marcaram alguma fase da sua vida vai notar que eles poderiam ser identificados pela maioria por uma pequena característica, tinham uma assinatura. Uma risada, uma forma, uma roupa, um sotaque, um jeito diferente de dizer seu nome (Bond, James Bond).

Tente incorporar no seu personagem características que pertençam somente a ele, imagine-o como uma pessoa comum, porém com seus detalhes físicos e modos de agir que o dão personalidade.

História de Vida

Algo que marca profundamente um personagem é seu passado, uma história triste ou engraçada que guiou seu personagem até o ponto em que está pode influenciar o modo de agir de todos de seu grupo e por isso eles se lembrarão dele.

Toda pessoa tem um passado e seus motivos pra fazer o que faz como faz, o mesmo é válido para personagens que em primeira instância são pessoas, fictícias sim, mas pessoas.

Imagine um motivo e uma história plausível e envolvente que conecte as características de seu personagem, vantagens, perícias ou desvantagens todas tem sua origem no passado.

Por que ele aprendeu isso, por que ele aprendeu aquilo? Como ele perdeu aquela perna? Por que ele gagueja?

Crie uma trama por traz de sua ficha e dela surgirá também o objetivo de vida do personagem, uma característica importante, mas frequentemente esquecida.

Sim ele pode se aventurar por pura emoção, mas será que não tem nada a perder?
Não tem família? Por quê?
Não tem laços que o prendam a uma cidade ou a um grupo anterior de pessoas?
Se tiver, por que não está com eles?

Use esse tipo de pergunta pra desenvolver sua história, o Mestre será com certeza grato pelo esforço extra, e os personagens dos outros jogadores lembrarão o seu com nostalgia.

Personagens que gostam de contar suas histórias ou as tratam como um mistério são sempre lembrados pelo grupo.

Tenha consciência dos fatores emocionais do que diz ao mostrar sua historia ao grupo (dentro do jogo), uma infância difícil pode não ser um assunto divertido para uma noite na taverna e o assunto pode mudar o humor de seu personagem com facilidade.
Pense nisso.

Personalidade Forte

Assim como uma característica única, já citada acima, a personalidade do seu personagem pode identifica-lo para quem o conhece, uma carta escrita por ele, por exemplo, de nada se assemelha a uma escrita por outra pessoa.

Personalidades fortes e que confrontam com frequência o cenário, os NPCs (personagens do Mestre) e até mesmo os outros PCs (personagens de jogadores) definem seu personagem como individuo.

A partir de sua historia, desenvolvida no tópico acima, você pode facilmente imaginar sua personalidade.
Um passado de sofrimento ou abandono pode gerar com facilidade uma personalidade ranzinza e desligada emocionalmente, talvez até solitária.

Imagine os traumas e complexos que o passado pode gerar no modo de agir de seu personagem, assim como as boas lembranças e as preferências dele até mesmo quando for escolher seu jantar, que no caso de um passado pobre, por exemplo, poderia inclina-lo a pratos baratos e de má qualidade, talvez por gosto, talvez por saudosismo.

Imagine.

Surpreenda

Um personagem com características tão marcantes não pode ser um mero coadjuvante da história, ele inconscientemente se destaca. Quando todos agirem de uma forma, talvez ele aja de outra.

Devido a sua teimosia talvez ou sua experiência ele pode pensar de formas diferentes e agir em momentos inesperados, quantas vezes no cinema você não se surpreendeu com alguma atitude que você não esperava?

Obs.: Não aja como um insano somente para se “destacar” na aventura, um bom personagem que surpreende não precisa ser inconsequente. Boas e uteis atitudes também surpreendem.

Contraste

Tudo o que já foi explicado aqui tem um grande objetivo em comum, o contraste.

Personagens só são lembrados quando se destacam em meio ao cenário por seu estilo, história de vida, personalidade, gostos ou qualquer característica que o diferencie dos demais.

Quero enfatizar que o seu personagem ser diferente ou “estranho” (dentro dos limites normais do cenário) é uma boa coisa e caracteriza um bom personagem, tanto pra você quando interpreta-lo quanto para o Mestre e para os outros jogadores quando interagirem com ele.

Exemplos de Personagens

Posso citar vários personagens que marcaram uma geração ou uma história e são lembrados até hoje, mas serei breve.

Chapolin, com sua burrice heroica, afinal salvar pessoas sendo o super-homem é fácil, mas e sendo uma pessoa comum de inteligência e força física duvidosa?

James Bond, que tinha sempre uma surpresa na manga que surpreendia até os mais imaginativos.

MacGyver, que dispensa apresentações, símbolo de engenhosidade até hoje.

Robin Hood, que teve a coragem de lutar pelo que acreditava mesmo sendo mal visto pela sociedade em que vivia.

Sherlock Holmes, que vivia “preso” em seu mundo intelectual e abdicava de todos os prazeres e pensamentos humanos em prol de sua profissão.



Espero que seus futuros personagens sejam lembrados por muitos e por muito tempo.


Se tiver algo a acrescentar, sugerir ou discutir fique a vontade e comente.

Se tem alguma sugestão para o próximo post, meu ou de um dos outros autores, por favor diga-nos. Seria de grande ajuda.

Até